CICLO DE SEMINÁRIOS
RELEVÂNCIA E EFETIVIDADE
DA JURISDIÇÃO FINANCEIRA
NO SÉCULO XXI


INÍCIO     APRESENTAÇÃO     CONTACTOS     BLOG     TESTEMUNHOS

NOTÍCIAS     DOCUMENTOS     CONCLUSÕES     GALERIAS

 

Presidente do TC espera que Ciclo de Seminários inicie nova etapa na vida da jurisdição financeira: "É, pois, tempo de olhar o futuro!"

Lisboa, 2 de outubro de 2017

O Presidente do Tribunal de Contas considera “imperioso olhar para o futuro” e espera que o Ciclo de Seminários, que hoje teve início, contribua para uma nova etapa na vida da jurisdição financeira, mais adequada à realidade atual.

“É, pois, tempo de olhar o futuro! Tempo de afirmar o Tribunal como uma moderna instituição superior de controlo com competência jurisdicional”, afirmou o Presidente do Tribunal de Contas, Vítor Caldeira, na abertura do Ciclo de Seminários sobre a Relevância e Efetividade da Jurisdição Financeira no Século XIX, que ao longo de seis meses pretende ser um contributo para “um consenso alargado” sobre os problemas inerentes à responsabilidade financeira sobre os quais importa agir, por via legislativa ou outra natureza.

Vítor Caldeira frisou que o ordenamento jurídico-financeiro “mudou radicalmente” nos últimos anos e que muitos são os novos desafios com que se deparam hoje a governação e a gestão pública.

Motivos que obrigam à reflexão sobre um novo modelo de controlo financeiro jurisdicional, e neste contexto, sobre o posicionamento do Tribunal de Contas, tendo sempre em conta o processo de reforma do Estado e das finanças públicas em curso.

Vítor Caldeira considerou que para que o Tribunal se possa afirmar como o “auditor público” do Portugal do século XXI importa que, além de enfrentar os desafios profissionais num mundo em mutação, “coloque o cidadão no centro da estratégia”, a fim de ampliar o impacto da sua ação.

Na abertura do evento participou também o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, que classificou o Tribunal de Contas como um “instrumento crítico” da fiscalização democrática, “atuando de forma eficaz” na prevenção de riscos de práticas que prejudicam o interesse público e a equidade entre os agentes económicos.

Eduardo Ferro Rodrigues destacou que num tempo em que a cidadania democrática “quer mais transparência e menos tolerância” para com “práticas de má gestão, e de corrupção”, é preciso incentivar essa exigência democrática e dar meios aos órgãos fiscalizadores condições para exercerem a sua função.

“A transparência democrática é mesmo o melhor antídoto contra o populismo”, afirmou o Presidente da Assembleia da República.

Depois de ter sido apresentado pela Conselheira Helena Abreu Lopes, o Ciclo de Seminários segue agora até maio como um espaço de debate fora do âmbito estrito do Tribunal de Contas, contando com a presença da comunidade científica e académica e os responsáveis de instituições congéneres de países, como Itália, França, Espanha, Brasil e México.